EXAMES RADIOLÓGICOS DIGITAIS
>Tomografia Computadorizada Feixe Cônico - TCFC / Implante / Endodontia / Cirurgia / ATM

TCFC

A grande inovação do tomógrafo para odontologia é que o feixe de RaiosX em forma de cone  utiliza menor quantidade de radiação e  propicia aquisição de imagens com tamanhos diferentes, ou seja, FOV (Field of Viel).

A TCFC, permite obter a reprodução do complexo maxilomandibular em qualquer um dos três planos espaciais: altura, largura e profundidade, sem sobreposição das estruturas possibilitando  a  Reconstrução Tridimensional.

É uma técnica abrangente e o diagnóstico dessa imagem é  utilizado em todas as áreas da odontologia, como: Implantodontia (diagnóstico, mensuração, volumetria e densidade óssea), Cirurgia Oral Menor (diagnóstico e mapeamento de lesões), Traumatologia, Cirurgia Ortognática (cefalometria em 3D), Ortodontia (documentação ortodôntica em 3D), Endodontia (pesquisa de fraturas dentais), Odontopediatria, DTM- Prótese e Pacientes Especiais.


Entre as vantagens desse exame podemos citar a excelente qualidade da imagem, o baixo custo em relação à tomografia Mutislice (fan beam) utilizada na medicina, a baixa dose de radiação, a rapidez do exame, a facilidade de ser realizado em todas as idades, a ausência de erros de posicionamento, a ausência de distorções, a ausência de ampliações e a precisão na mensuração.

 

 

 

Implantodontia


Dentre os exames radiográficos, a TCFC é a técnica que fornece maior precisão e acurácia em relação a qualquer mensuração proporcionam um planejamento seguro para o implantodontista. Estruturas nobres como o canal mandibular, o assoalho da fossa nasal, o assoalho dos seios maxilares e órbita, entre outras, podem ser delimitados e com isso pode-se obter um aproveitamento máximo do componente ósseo do paciente.

 


Mandíbula

Maxila

Endodontia


Estudos recentes mostram que a TCFC é eficaz na avaliação de fraturas radiculares, números de canais, desvios e na proximidade dos ápices radiculares com as estruturas anatômicas, seio maxilar e canal mandibular.

 


Fratura>Caso1

Fratura>Caso2


Localização 4º Canal

Cirurgia Oral Menor


Nessa especialidade, a TCFC pode ser utilizada na avaliação de elementos dentais retidos, supranumerários, fraturas, deslocamentos e rotação de fragmentos ósseos, áreas patológicas e suas relações com estruturas anatômicas adjacentes.


Canino Incluso

3º molar Incluso


Lesão

ATM


É a imagem da articulação temporo-mandibular reproduzida em 3D, utilizada para a visualização do posicionamento condilar em relação à fossa mandibular.



>Software para TCFC

Bioparts

A prototipagem biomédica é o processo de construção de modelos físicos da anatomia humana por técnicas de prototipagem rápida. Estes modelos são baseados nas tomografias computadorizadas do paciente, desta forma, os protótipos representam com fidelidade a estrutura anatômica.

http://www.bioparts.com.br/

Imaging Studio – Implant Viewer

O Imaging Studio é um software que possui ferramentas que auxiliam o cirurgião dentista na visualização e entendimento da reconstrução 3D, possibilitando o planejamento cirurgico e simulações virtuais de planos de tratamento.

 

Para atualização e download acesse: www.annesolutions.com

>Exames Intraorais

Radiografia Periapical

Realizada com o sistema de aquisição de imagens intraorais, com placas de fósforo que são sensibilizados com menor tempo de exposição aos raiosX  e processadas em 6 segundos e garante atendimento rápido, ergonômico para o operador e paciente.


A radiografia periapical é indicada para avaliar relações  anatômicas nas  dentições decídua permanente, diagnosticar a presença de alterações coronárias e radiculares como: cáries primárias , cáries reincidentes sob restaurações, alterações pulpares e dentinárias, conhecimento da forma,  tamanho e número de raízes, bem como a existência de anomalias dentárias.

 

Levantamento Periapical

Num total de 14 radiografias, possibilita a avaliação de todas as regiões da arcada superior e inferior: região de  molares, região de  pré-molares, região  de  canino e incisivos , numa visão em conjunto de estruturas anatômicas, componentes do órgão dentário e da região periapical.

 


Interproximais

Neste exame, observa-se simultaneamente as coroas dentais dos dentes superiores e inferiores de uma região. Indicado para o exame das faces interproximais e da crista óssea alveolar, observando-se a presença de processos de cárie, adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais com destruição da crista óssea alveolar.

 

>Exames Extraorais

Panorâmica

Propícia uma visão panorâmica do complexo maxilomandibular envolvendo uma dose de radiação muito pequena. Com esse exame o profissional tem informações sobre procedimentos para cirurgia bucal, avaliação de processos ortodônticos e de crescimento, avaliação da presença de reabsorções ósseas alveolares e posicionamento dos reparos anatômicos, contribuindo para o diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das afecções da cavidade bucal. Este exame acompanha duas radiografias periapicais da região anterior para complemento de diagnóstico.

 



Telerradiografia

Lateral

 

Exame para avaliação do padrão dento-esquelético facial e o crescimento do crânio e da face.
É empregado na ortodontia e cirurgia maxilofacial.

 

 

Frontal

 

Esta incidência avalia o crescimento lateral do crânio e a existência de assimetrias da maxila e da mandíbula.

Seios da face Waters

Técnica indicada para avaliar os seios maxilares, arco zigomático, margem infraorbitária, ossos nasais, células etmoidais, avaliação de trauma maxilofacial, pesquisa de corpos estranhos no interior dos seios maxilares e delimitação de áreas patológicas. No estudo dos seios da face, observa-se: os Seios Frontais, os Seios Esfenoidais e os Seios maxilares.

Radiografia Carpal

Na radiografia de mão e punho é realizado o índice carpal  que avalia  o estágio de crescimento do paciente.

 

 

Articulação Temporo Mandibular ( ATM 2D)

Utilizada para a visualização do posicionamento condilar em relação à fossa mandibular nas posições boca aberta, repouso e boca fechada. Essa imagem é reproduzida em 2D.

 

>Documentações

Documentação Ortodôntica

Documentação Ortodôntica (DOC) é um conjunto de exames (radiografias, fotografias intra e extraorais digitais, modelos em gesso das arcadas dentárias, e análises cefalométricas) com a finalidade de proporcionar uma visão abrangente do paciente, permitindo a avaliação e planejamento do tratamento.
A DOC pode ser impressa ou somente digital, conheça esse diferencial.


A Radiografar oferece dois tipos de DOC e personalzação de acordo com os critérios de cada profissional.

 

 

DOC Básica


• Panorâmica

• 2 Periapicais anteriores

• Telerradiografia lateral com 2 traçados cefalométricos

• Modelos

• 6 Fotos extraorais,  intraorais

• CD

 

DOC Completa


• Doc Básica +

• +1 traçado cefalométrico

• +3 fotos extraorais, oclusal, overjet

• + índice carpal+ discrepância de modelos

 

 

 


Documentação Periodontal/Clínica

• Panorâmica
• Periapicais de boca toda
• Fotografias extraorais e intraorais
• Modelos de estudo com caixa





Unidade - Mogi Mirim

19 3804.3145

19 3552.0821

Rua Salim Chaib, 05 - Centro

CEP 13800-038

contato@radiografar.com.br